Sintomas, prevenção e tratamento da pneumonia em bezerras

Sintomas, prevenção e tratamento da pneumonia em bezerras

A Pneumonia é uma doença muito comum nesta primeira fase de vida dos bovinos, costumando ocorrer com mais frequência entre a 6ª e a 8ª semana. É uma condição multifatorial (organismos e ambiente), causada pela interação de um ou mais microrganismos com condições estressantes. É uma doença respiratória causada pela inflamação dos pulmões que pode levar à morte ou prejudicar a produtividade futura dos animais.

Principais causas

A pneumonia em bezerras é causada por multifatores como vírus e bactérias, o sistema de defesa do animal e aspectos relacionados ao ambiente e ao manejo, como por exemplo a superlotação, a mudança repentina na dieta, o estresse calórico, entre outros fatores. 

Sintomas

As manifestações podem variar desde subclínicas a agudas e fatais, sendo que os sintomas mais comuns são: 

  • Febre alta
  • Fraqueza
  • Secreções catarrais
  • Temperatura retal acima de 41ºC
  • Dificuldade respiratória
  • Diarreia
Como evitar a pneumonia em bezerras?

Ambientes confortáveis, espaçosos, limpos e protegidos do vento, do pó e da umidade reduzem as chances de ocorrência da pneumonia entre as bezerras. E tão importante quanto o ambiente é a colostragem eficiente, com a correta absorção dos nutrientes. A vacinação também é fundamental, pois age contra os principais agentes causadores de pneumonia.

Tratamento

Para o tratamento faz-se necessária a identificação dos agentes causadores e os fatores ambientais que podem ser corrigidos evitando mais casos no futuro.

O artigo Calf Pneumonia, do Farm Health Online explica que “Para a forma aguda (...), o isolamento dos bezerros afetados é importante em todos os regimes de tratamento. As vitaminas podem ser administradas como uma terapia de suporte, e vários tratamentos, desde anti-histamínicos até expectorantes, foram eficazes no alívio da doença. Antimicrobianos e medicamentos anti-inflamatórios esteróides e não esteróides são geralmente a principal linha de tratamento. Antibióticos podem ser usados em animais em contato (metafilaxia), bem como nos afetados. Ocasionalmente, as vacinas podem ser usadas para os animais em contato e demonstraram fornecer proteção quando o agente causador é identificado com rapidez suficiente. Em todos os casos, o tratamento antimicrobiano deve estar sob orientação veterinária (...)

Você sabia?

A pneumonia e a tristeza parasitária causam a respiração difícil e por isso são facilmente confundidas nas fazendas.

 

Quer mais dicas para atuar na fazenda com mais eficiência?

Leia o nosso texto sobre como garantir a qualidade do leite e manter a fazenda competitiva no mercado:

Clique aqui